Afinal, o que é Pixel Art?

Muita gente me pergunta o por que do nome do meu site, e o que afinal seria Pixel Art. Nesse post rápido vou tentar explicar.

Pixel Art nada mais é do que o nome dado a uma forma de arte digital em que as imagens são criadas com base no elemento mais fundamental de uma imagem digital, o pixel.

Esses gráficos, ou desenhos, são provenientes de sistemas de computadores antigos, vídeo games e telefones celulares em que as imagens ainda eram criadas com pixels grandes, que davam às imagens um formato quadriculado, ou pixelado.

Essas imagens são hoje consideradas artes digitais e possuem diversos adeptos pelo mundo. Um exemplo de um jogo atual feito com base nesse formato é o Minecraft, que tornou-se muito popular nos últimos anos.

Abaixo alguns outros exemplos de imagens de Pixel Art:

 

 

Como criar um Pixel Art

Para criar objetos em pixel arte, você pode utilizar um site, programas no computador ou aplicativos para celular, de forma gratuita e simples.Veja alguns exemplos:

1. Piskel 

O Piskel está disponível online e para download no Windows, Linux e Mac OS X. O uso é prático e ambas plataformas oferecem a mesma interface em inglês, que permite pré-visualizar o projeto e exportar para GIF ou PNG.

2. Piq

A plataforma online Piq oferece liberdade para o usuário criar sua Pixel Art de forma colorida e gratuita. Oferece interface mais simples, em inglês, sem cadastros. As cores são aplicadas do lado esquerdo e os recursos de edição no menu do lado direito do editor.

3. Pixilart 

Outra opção bem prática para fazer desenhos em Pixel Art, sem precisar instalar nada no computador, é o Pixilart. Basta acessar o site pelo navegador do computador e iniciar o projeto. O recurso permite usar “carimbos” com personagens e ícones famosos ou de jogos para deixar a arte mais divertida.

4. Pixel Art Criador

O Pixel Art Criador para Android e iPhone (iOS) é uma boa opção para quem gosta de desenhar Pixel Art na tela do celular ou tablet, com interface em português e gratuita. O recurso permite alterar as camadas de cores, criar desenhos personalizados, preencher espaços, alterar tamanho da grade de pixels e até pre-visualizar o resultado final.

5. Pixly

O Pixly é gratuito para Android tem interface mais avançada, com recursos completos para quem gosta de Pixel Art. É possível adicionar formatos geométricos, usar efeitos de cor, adicionar textos em “pixels”, linhas, fazer recortes, preenchimentos e apagar o que preferir.

6. 8Bit Photo Lab

Se você não sabe desenhar pode aplicar os efeitos em suas imagem da galeria, de forma simples pelo Android. Com o 8Bit Photo Lab é possível escolher a escala de cores, tamanho dos pixels, texturas, padrões dos pontos, resolução e até o tamanho da imagem.