Curso de Web Designer – Aprendendo Programação HTML, CSS e PHP

Olá Pessoal

Como sabem, a pouco tempo resolvi reativar esse Blog para compartilhar informações e até minhas experiências pessoais.

Atualmente tenho desenvolvido o site usando o CMS WordPress, uma ferramenta que facilita muito o trabalho de escrever e organizar os posts e o conteúdo do site, tanto que é o sistema de publicação de websites mais utilizado no mundo.

Usando o WordPress você não precisa ter conhecimento algum em Web Design e programação html, CSS, PHP ou qualquer outra linguagem, praticamente tudo é feito automaticamente e você só precisa formatar o texto.

Mas por algum motivo eu realmente queria muito aprender a como fazer e manter esse blog como um verdadeiro Web Designer, e resolvi me dedicar a isso.

Aprendendo HTML e CSS

Programação HTMLPara isso, a primeira coisa que deveria focar a aprender era a Programação HTML e CSS.

Essas são as linguagens base e essenciais de qualquer website. Quando um site é formatado com o uso do WordPress, na verdade no plano de fundo são definidos os códigos HTML e CSS, que serão lidos pelo browser.

O HTML é uma sigla para HyperText Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto. Ela não chega a ser uma linguagem de programação, pois não há rotinas de lógica envolvidas. Ela é sim uma linguagem de marcação de texto, o que significa que ela utiliza tags, ou códigos, que dizem o que é e como deve ser apresentada cada parte de um texto.

Por exemplo, usando um texto entre as tags <h1></h1> define que o texto deve ser exibido em letras grandes, como um título. Já entre os códigos <i></i> indica que o texto deve ser exibido em itálico, e assim por diante.

Já o CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de folha de estilo. Ela é utilizada para definir como será a apresentação do texto que foi definido pelo HTML. Ele possui muito mais opções de formatação possibilitando que sejam facilmente definidas as cores, os tamanhos e diversas outras características do texto.

O CSS tem funções que facilitam muito o trabalho de um WebDesigner, de forma que fique simples de fazer com que todas as páginas de um site utilizem as mesmas definições de formatação.

 

Programação PHP

Programação PHPQuanto à linguagem PHP, ela não é essencial para um website, mas possibilita fazer coisas muito interessantes, por isso também me interessei em aprender.

Essa é uma linguagem que é chamada de client-side, ou seja, o código, normalmente inserido dentro da página HTML, é executado do lado no cliente, diretamente pelo navegador (browser), que então realiza as funções e lógicas implementadas.

Com o uso da programação PHP é possível criar funcionalidades muito avançadas nos site, além de criar verdadeiros sistemas Web, com comunicação e integração com bancos de dados como o MySQL por exemplo, além de diversas outras tecnologias.

Como exemplo podemos citar um sistema em que é possível o usuário realizar um login e acessar uma área de membros, ou até mesmo uma loja virtual.

 

Cursos de Web Designer

Curso Web DesignerQuando resolvo aprender algo, normalmente busco algum curso especializado, pelo menos no meu caso isso me ajuda muito a aprender bem, quando estudo só por livros e apostilas acabo perdendo o interesse. Ultimamente, principalmente pelo custo e pela comodidade tenho optado por cursos online, aqueles que você faz por videoaulas pela Internet, pois atualmente há muitas opções disponíveis na Internet.

Foi então que começei a minha pesquisa por um bom curso web designer, que tivesse a parte teórica, mas focasse na parte prática. Não foi difícil encontrar, há vários deles por aí, pode procurar pelo Google mesmo. Olhei as descrições e recomendações de cada um e escolhi o meu, num preço muito bom, cerca de R$ 100,00.

E como sempre acontece quando me cadastro em um curso online, devorei o conteúdo em menos de uma semana e agora estou praticando conforme vou tendo algum tempo livre.

Espero logo conseguir publicar esse Blog, ou até mesmo outro site, usando tudo que aprendi nesse curso e todo meu conhecimento de HTML, CSS e PHP.

 

E por hoje é isso pessoal, até a próxima.