Recentemente tive que realizar um trabalho de faculdade sobre um assunto que acabou me interessante muito: O desenvolvimento ágil de software particularmente através do Scrum.

Esse é um assunto que está muito em alta na área, no Brasil e no Mundo, e tem sido cada vez mais adotado pelas empresas e times de desenvolvimento.

O Manifesto Agile

Tudo começou quando um grupo de importantes desenvolvedores de software reuniram e aprimoraram diversos conceitos de metodologias ágeis, que já existiam mas estavam muito “espalhadas”. Criaram então o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, que passou então a ser muito difundido pelas comunidades de desenvolvimento ao redor do mundo.

O Manifesto e seus princípios foram criados com base em 4 valores essenciais:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Os Frameworks de Desenvolvimento Ágil

Com base nesses valores e princípios, surgiram então diversos frameworks de desenvolvimento, que buscavam transformar os conceitos em práticas e ações efetivas.

Entre eles podemos citar:

  • Extreme Programming (XP)
  • Lean Development
  • OpenUP
  • RUP
  • Feature-Driven Development (FDD)
  • Scrum

De todos esses, hoje o mais difundido e utilizado é o Framework Scrum.

Metodologia Scrum

O site Wikipedia define como:

“O Scrum é um framework de desenvolvimento iterativo e incremental utilizado no gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software ágil. Scrum possui seu foco no gerenciamento e projeto da organização onde é difícil planejar à frente. Mecanismos do Controle de Processo Empírico, onde ciclos de feedback constituem o núcleo da técnica de gerenciamento que são usadas em oposição ao tradicional gerenciamento de comando e controle. É uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza.”

Fato é que o uso de Scrum é cada vez mais comum por empresas e profissionais de projeto e desenvolvimento de software. Muitos profissionais têm buscado obter certificações na área, além de procurar bom um bom curso de scrum para agregar o currículo.

O Resultado do Trabalho

Bom, o resultado final do trabalho foi bem mais complexo que esse texto, quem se interessar é só me mandar uma mensagem que compartilho. O Scrum define uma série de papéis, responsabilidades e processos muito interessantes, que realmente tornam o desenvolvimento de software um trabalho bem mais dinâmico e adaptável, bem diferente do que ocorre com a gestão normal de projetos com base no PMI.

Caso o assunto tenha interessado, recomendo as fontes abaixo:

http://metodologiaagil.com

http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

https://www.scrumalliance.org/why-scrum

 

Um abraço, e até a próxima.

Muita gente me pergunta o por que do nome do meu site, e o que afinal seria Pixel Art. Nesse post rápido vou tentar explicar.

Pixel Art nada mais é do que o nome dado a uma forma de arte digital em que as imagens são criadas com base no elemento mais fundamental de uma imagem digital, o pixel.

Esses gráficos, ou desenhos, são provenientes de sistemas de computadores antigos, vídeo games e telefones celulares em que as imagens ainda eram criadas com pixels grandes, que davam às imagens um formato quadriculado, ou pixelado.

Essas imagens são hoje consideradas artes digitais e possuem diversos adeptos pelo mundo. Um exemplo de um jogo atual feito com base nesse formato é o Minecraft, que tornou-se muito popular nos últimos anos.

Abaixo alguns outros exemplos de imagens de Pixel Art:

 

 

Como criar um Pixel Art

Para criar objetos em pixel arte, você pode utilizar um site, programas no computador ou aplicativos para celular, de forma gratuita e simples.Veja alguns exemplos:

1. Piskel 

O Piskel está disponível online e para download no Windows, Linux e Mac OS X. O uso é prático e ambas plataformas oferecem a mesma interface em inglês, que permite pré-visualizar o projeto e exportar para GIF ou PNG.

2. Piq

A plataforma online Piq oferece liberdade para o usuário criar sua Pixel Art de forma colorida e gratuita. Oferece interface mais simples, em inglês, sem cadastros. As cores são aplicadas do lado esquerdo e os recursos de edição no menu do lado direito do editor.

3. Pixilart 

Outra opção bem prática para fazer desenhos em Pixel Art, sem precisar instalar nada no computador, é o Pixilart. Basta acessar o site pelo navegador do computador e iniciar o projeto. O recurso permite usar “carimbos” com personagens e ícones famosos ou de jogos para deixar a arte mais divertida.

4. Pixel Art Criador

O Pixel Art Criador para Android e iPhone (iOS) é uma boa opção para quem gosta de desenhar Pixel Art na tela do celular ou tablet, com interface em português e gratuita. O recurso permite alterar as camadas de cores, criar desenhos personalizados, preencher espaços, alterar tamanho da grade de pixels e até pre-visualizar o resultado final.

5. Pixly

O Pixly é gratuito para Android tem interface mais avançada, com recursos completos para quem gosta de Pixel Art. É possível adicionar formatos geométricos, usar efeitos de cor, adicionar textos em “pixels”, linhas, fazer recortes, preenchimentos e apagar o que preferir.

6. 8Bit Photo Lab

Se você não sabe desenhar pode aplicar os efeitos em suas imagem da galeria, de forma simples pelo Android. Com o 8Bit Photo Lab é possível escolher a escala de cores, tamanho dos pixels, texturas, padrões dos pontos, resolução e até o tamanho da imagem.

Olá pessoal,

O post de hoje é sobre importação de sites da China. Não sei por vocês, mas eu costumo comprar bastante desses sites, principalmente artigos eletrônicos e gadgets, daquele tipo de coisa que é muito legal, mas pouco útil.

Algumas coisas que costumo comprar:

  • Bateria e Acessórios de celular
  • Pequenos drones e peças de aeromodelismo
  • Algumas coisas para casa

Enfim, nesses sites você pode encontrar de tudo.

Os Sites Mais Confiáveis

Dentre os diversos sites disponíveis por aí, incluindo DealExtreme e AliExpress, os que eu mais gosto de usar são o BangGood e o GearBest. Já tentei alguns outros mas como tive problemas com a entrega ou cancelamento do pedido após a compra, acabei ficando com esses.

As pessoas sempre ficam desconfiadas e com medo para comprar online, principalmente quando são esses sites da China, mas eu nunca tive nenhum prejuízo, pelo contrário, sempre compro minhas coisas bem mais barato do que encontraria por aqui.

O único problema é o tempo de entrega que normalmente leva um mês, mas se é algo que você não tem urgência, a espera compensa a economia.

Deixa eu falar um pouco mais sobre cada um desses 2 sites que eu uso.

Compra pela BangGood

banggood é confiávelO site da banggod é confiável e sempre a minha primeira opção quando estou procurando alguma coisa.

Ele possui uma variedade enorme de produtos, principalmente pequenas peças, cabos e coisas de pouco valor e é quase certeza que você vai acabar encontrando o que procura.

Outra vantagem é o frete que pode ficar de graça mas em geral fica bem barato. É impressionante como um produto pode ser enviado da China por um preço mais barato do que é cobrado aqui dentro do Brasil, as vezes dentro do próprio estado.

Eles também tem claramente olhado bastante o mercado brasileiro e por isso disponibilizam diversas formas de pagamento que só existem aqui como o boleto bancário, pagamentos por cartão nacional (débito e crédito) e o parcelamento no cartão de crédito, o que normalmente não está disponível nos outros sites. Tem também a opção de pagamento por Paypal.

Eu realmente recomendo, nunca tive nenhum problema.

A Opção do GearBest

O site do GearBest é outra opção que também uso bastante. Nesse site é mais fácil de encontrar coisas um pouco mais caras como relógios, celulares, equipamentos e etc, que as vezes não é vendido no BangGood.

O pagamento também pode ser feito por boleto ou por cartão de crédito, aqui sem o parcelamento, o que pode pesar no bolso (ou na fatura).

Mas o serviço também o bom e confiável, o preço de frete justo e a única vez que tive problemas foi porque o produto foi taxado quando chegou no Brasil e tive que fazer o pagamento para retirar, ou seja, não foi problema deles.

 

Enfim, acho que o post vale como dica e para que você tenha mais confiança para comprar. Não estou dizendo que é impossível dar problema, mas nunca aconteceu comigo e eu já economizei muito dinheiro em tudo que já comprei nesses sites da China.

Se tiver alguma dúvida, me manda uma mensagem que te ajudo.

Um abraço.

 

Quem trabalha na área de Suporte de uma equipe de TI, seja na parte técnica ou atendimento, seja como coordenador ou gerente, ouve muito falar das práticas da ITIL para gerenciamento de serviços de TI.

A ITIL é a sigla para “Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, e é composta para um conjunto de informações e melhores práticas sobre processos, funções e outras habilidades. Elementos básicos para um provedor de serviço entregar serviços de TI com qualidade.

As práticas da ITIL v3 são aplicadas em praticamente todas as empresas e setores de TI, principalmente na área de gestão de incidentes, problemas e no gerenciamento de mudanças, muitas vezes mesmo sem que isso seja explicitamente declarado, as práticas estão presentes nos processos e softwares utilizados.

A Certificação ITIL Foundation

Certificação ITIL Devido a essa grande presença da ITIL no ambiente de Tecnologia da Informação, essa é uma das certificações de TI mais procuradas por profissionais, normalmente é um dos primeiros certificados obtidos por um profissional da área de suporte.

A obtenção da certificação ITIL Foundation, emitida pela Exin e pela Prometric, ajuda o profissional a entender melhor todas as partes do processo da gestão de um serviço, abrangendo os seguintes temas:

  • Estratégia de Serviço: Definição das demandas do cliente e da lista de serviços necessários;
  • Desenho de Serviço:  Definição de parâmetros de capacidade, disponibilidade, segurança etc para estes serviços;
  • Transição de Serviço: Processo de colocar o serviço efetivamente em operação
  • Operação do Serviço: Gerenciamento de incidentes, de problemas, de eventos, etc.
  • Melhoria Contínua do Serviço: Manter a constante melhoria dos serviços baseando-se no ciclo PDCA.

Além de trazer esse conhecimento, a certificação, auxilia muito nos processos de seleção pois é comum que as vagas coloquem como item exigido ou desejado a certificação ITIL.

É fato que obter o certificado não é garantia de aumento de salários, mas sem dúvidas ela pode abrir portas importantes, tanto ao buscar uma nova posição no mercado, quanto internamente dentro da empresa, como argumento na busca por uma melhor posição e reconhecimento.

Os Cursos Preparatórios ITIL

Cursos ITIL OnlineDevido a toda essa demanda dos profissionais pela certificação, é grande a oferta e procura de cursos preparatórios, e ultimamente a preferência dos alunos tem sido os cursos online, principalmente pelo preço e comodidade.

Para o aluno em busca de um curso ITIL de qualidade, é importante observar a reputação da empresa ou instrutor do curso, o método de ensino e quais os comentários das outras pessoas que já fizeram o curso.

Muitos cursos nada mais são do que slides comentados, o que torna um curso online muito tedioso e difícil de concluir, procure os cursos que tem boa interatividade nas explicações.

Além disso, um fator essencial para conseguir a aprovação no exame, é realizar simulados da prova, que vão atestar e te deixar seguro dos seus conhecimentos dos assuntos abordados no exame.

Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo a palestra abaixo que é bem completa e vale muito a pena:

Olá Pessoal

Como sabem, a pouco tempo resolvi reativar esse Blog para compartilhar informações e até minhas experiências pessoais.

Atualmente tenho desenvolvido o site usando o CMS WordPress, uma ferramenta que facilita muito o trabalho de escrever e organizar os posts e o conteúdo do site, tanto que é o sistema de publicação de websites mais utilizado no mundo.

Usando o WordPress você não precisa ter conhecimento algum em Web Design e programação html, CSS, PHP ou qualquer outra linguagem, praticamente tudo é feito automaticamente e você só precisa formatar o texto.

Mas por algum motivo eu realmente queria muito aprender a como fazer e manter esse blog como um verdadeiro Web Designer, e resolvi me dedicar a isso.

Aprendendo HTML e CSS

Programação HTMLPara isso, a primeira coisa que deveria focar a aprender era a Programação HTML e CSS.

Essas são as linguagens base e essenciais de qualquer website. Quando um site é formatado com o uso do WordPress, na verdade no plano de fundo são definidos os códigos HTML e CSS, que serão lidos pelo browser.

O HTML é uma sigla para HyperText Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto. Ela não chega a ser uma linguagem de programação, pois não há rotinas de lógica envolvidas. Ela é sim uma linguagem de marcação de texto, o que significa que ela utiliza tags, ou códigos, que dizem o que é e como deve ser apresentada cada parte de um texto.

Por exemplo, usando um texto entre as tags <h1></h1> define que o texto deve ser exibido em letras grandes, como um título. Já entre os códigos <i></i> indica que o texto deve ser exibido em itálico, e assim por diante.

Já o CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de folha de estilo. Ela é utilizada para definir como será a apresentação do texto que foi definido pelo HTML. Ele possui muito mais opções de formatação possibilitando que sejam facilmente definidas as cores, os tamanhos e diversas outras características do texto.

O CSS tem funções que facilitam muito o trabalho de um WebDesigner, de forma que fique simples de fazer com que todas as páginas de um site utilizem as mesmas definições de formatação.

 

Programação PHP

Programação PHPQuanto à linguagem PHP, ela não é essencial para um website, mas possibilita fazer coisas muito interessantes, por isso também me interessei em aprender.

Essa é uma linguagem que é chamada de client-side, ou seja, o código, normalmente inserido dentro da página HTML, é executado do lado no cliente, diretamente pelo navegador (browser), que então realiza as funções e lógicas implementadas.

Com o uso da programação PHP é possível criar funcionalidades muito avançadas nos site, além de criar verdadeiros sistemas Web, com comunicação e integração com bancos de dados como o MySQL por exemplo, além de diversas outras tecnologias.

Como exemplo podemos citar um sistema em que é possível o usuário realizar um login e acessar uma área de membros, ou até mesmo uma loja virtual.

 

Cursos de Web Designer

Curso Web DesignerQuando resolvo aprender algo, normalmente busco algum curso especializado, pelo menos no meu caso isso me ajuda muito a aprender bem, quando estudo só por livros e apostilas acabo perdendo o interesse. Ultimamente, principalmente pelo custo e pela comodidade tenho optado por cursos online, aqueles que você faz por videoaulas pela Internet, pois atualmente há muitas opções disponíveis na Internet.

Foi então que começei a minha pesquisa por um bom curso web designer, que tivesse a parte teórica, mas focasse na parte prática. Não foi difícil encontrar, há vários deles por aí, pode procurar pelo Google mesmo. Olhei as descrições e recomendações de cada um e escolhi o meu, num preço muito bom, cerca de R$ 100,00.

E como sempre acontece quando me cadastro em um curso online, devorei o conteúdo em menos de uma semana e agora estou praticando conforme vou tendo algum tempo livre.

Espero logo conseguir publicar esse Blog, ou até mesmo outro site, usando tudo que aprendi nesse curso e todo meu conhecimento de HTML, CSS e PHP.

 

E por hoje é isso pessoal, até a próxima.

Olá Pessoal.

 

Passando por aqui para desejar a todos os amigos e leitores do blog um Feliz Natal para todos, e um ótimo Ano Novo, cheio de saúde, paz e realizações.

Agora, uma linda mensagem de Natal, sim, dessas copiadas de site, mas vale a pena. Abraço a todos.

 

Que neste Natal
Aquela magia toda guardada durante todo o ano
Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.

Que não apenas seja uma comemoração,
Mas um início para uma nova geração.

O Natal simboliza nova vida,
Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.

Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
De um mundo melhor.

Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.
E que nada seja mais forte do que a união
Daqueles que brindam o afeto entre eles.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Manutenção de ComputadoresAcredito que o post de hoje vai servir para muita gente.

Quem já perdeu horas e horas tentando dar um jeito em um computador que não está funcionando direito sabe o quanto isso é estressante, ainda mais quando você está com pressa para fazer alguma atividade no computador, por sinal é quase sempre nesse momento que os problemas acontecem.

Podemos dizer que pessoas normais procuram logo um empresa especializada em manutenção de computadores para ter seu problema resolvido. Afinal, porque gastar tempo com algo que você pouco conhece se há um especialista para fazer o serviço?

No entanto, se você é um nerd como eu, levar o seu próprio computador para outra pessoa arrumar é uma verdadeira DERROTA. Nesses casos o padrão será gastar horas e horas tentando descobrir o que está acontecendo e o que deve ser feito para resolver o problema, você mesmo, sem a ajuda de ninguém mais.

No meu caso a saga foi até mais longe do que eu pensava.

A Formatação

Acho que com todo mundo é assim, depois de muito stress com o PC, a primeira opção que vêm à cabeça é a formatação do computador, afinal, esse é um passo simples, basta fazer o backup e instalar tudo de novo.

Mas nem sempre é fácil assim. No meu caso, eu formatei o computador e só então percebi que não tinha nenhum CD ou Pen-Drive para fazer a re-instalação, nem mesmo do sistema operacional. A solução padrão: ir ao camelódromo comprar tudo de novo.

Aí sim, consegui finalmente instalar o Windows, o Office e todos os drivers que preciso.

Pronto, o problema estava resolvido, o computador estava novamente rápido, sem travar como antes.

Mas, 1 semana depois, surpreendentemente tudo volta a travar novamente, e agora começei a ouvir uns barulhos estranhos dentro do gabinete. Ou seja, a formatação não resolveu o problema, é algo com o hardware.

Como fazer a Manutenção do Computador

Então lá vou eu, abrir o computador e tentar descobrir como resolver o problema.

Desconecta daqui, reconecta dali e nada, não é nenhum problema de mau contato ou no cabeamento. Também não sinto nenhum cheiro de queimado.

Pronto, acaba aqui meu conhecimento, não sei mais o que checar. Uma pessoa normal desistiria de uma vez, colocaria o computador no carro rumo à assistência técnica mais próxima. Mas não eu!!!

Peguei o notebook de minha irmã e fui pesquisar na Internet como aprender sobre conserto de computadores e depois de um dia de pesquisa acabei comprando um curso de manutenção de computadores.

De tão animado, e louco para conseguir arrumar meu computador, acabei fazendo o curso todo em 4 dias, perdi um fim de semana todo, mas tudo bem, o que importa é que agora sei o que fazer.

E eu Consegui!!!

E não é que o curso me ajudou a encontrar o problema?! Depois de ver bem os sintomas acabei descobrindo a causa do problema. Meu HD não estava funcionando bem, não conseguia ler bem os dados e por isso travava no meio da execução. Era nele também o barulho que estava ouvindo.

Sabendo a causa do problema foi apenas pesquisar e comprar um HD novo, comprei no site da Kabum, esperar chegar e fazer toda a instalação novamente e problema resolvido, finalmente.

Passei 2 semanas sem computador devido à minha teimosia, mas no final aprendi como arrumar o computador sozinho. Além disso ainda posso fazer um freelance de assistência técnica.

No fim de tudo, a saga valeu a pena, nada como aprender algo novo e conseguir se virar com meu próprio computador, pois é claro que problemas vão acontecer novamente, mas agora eu manjo tudo de manutenção de computadores. =)

Como última dica, dá uma olhada nesse mini-curso, bem interessante pois ensina o básico:

Olá Amigos, depois de muito tempo estou ativando meu novo blog. Durante os últimos anos estive muito ocupado com meu trabalho e outros projetos mas sempre senti falta de algum lugar em que pudesse compartilhar assuntos que gosto, e ultimamente não estou muito a vontade no Facebook.

O nome PixelRage vem de uma de minhas paixões, os desenhos em formato de pixel, ou pixel art. OK, eu sei que isso é meio diferente, mas é um hobby pessoal que sempre gostei e nos últimos anos também aprendi como fazer alguns, simples mas estou melhorando.

Antes demais nada, gostaria de dizer que esse é um blog pessoal, e você verá aqui diversos temas de meu interesse, com opiniões pessoais, compartilhamento de artigos de outros sites e tudo que eu tiver direito :).

Mas fique tranquilo, você não irá ver aqui apenas posts sobre desenhos em pixel, veja alguns outros assuntos:

  • Tecnologia em Geral: Atualidades, dicas, indicações de sites e etc;
  • Eletrônica: Como também sou um pouco ligado em eletrônica, bem provável que vá postar algo a respeito;
  • Assuntos relacionados à faculdade e pós-graduação;
  • E é claro, alguns desenhos bacanas em pixel art 🙂

Caso queira falar comigo, fique a vontade para mandar um e-mail para contato @ pixelrage.org ou preencha esse formulário de contato.

Por enquanto é isso, nos vemos nos próximos posts.

Abraço