Manutenção de Computadores – A Saga

Manutenção de ComputadoresAcredito que o post de hoje vai servir para muita gente.

Quem já perdeu horas e horas tentando dar um jeito em um computador que não está funcionando direito sabe o quanto isso é estressante, ainda mais quando você está com pressa para fazer alguma atividade no computador, por sinal é quase sempre nesse momento que os problemas acontecem.

Podemos dizer que pessoas normais procuram logo um empresa especializada em manutenção de computadores para ter seu problema resolvido. Afinal, porque gastar tempo com algo que você pouco conhece se há um especialista para fazer o serviço?

No entanto, se você é um nerd como eu, levar o seu próprio computador para outra pessoa arrumar é uma verdadeira DERROTA. Nesses casos o padrão será gastar horas e horas tentando descobrir o que está acontecendo e o que deve ser feito para resolver o problema, você mesmo, sem a ajuda de ninguém mais.

No meu caso a saga foi até mais longe do que eu pensava.

A Formatação

Acho que com todo mundo é assim, depois de muito stress com o PC, a primeira opção que vêm à cabeça é a formatação do computador, afinal, esse é um passo simples, basta fazer o backup e instalar tudo de novo.

Mas nem sempre é fácil assim. No meu caso, eu formatei o computador e só então percebi que não tinha nenhum CD ou Pen-Drive para fazer a re-instalação, nem mesmo do sistema operacional. A solução padrão: ir ao camelódromo comprar tudo de novo.

Aí sim, consegui finalmente instalar o Windows, o Office e todos os drivers que preciso.

Pronto, o problema estava resolvido, o computador estava novamente rápido, sem travar como antes.

Mas, 1 semana depois, surpreendentemente tudo volta a travar novamente, e agora começei a ouvir uns barulhos estranhos dentro do gabinete. Ou seja, a formatação não resolveu o problema, é algo com o hardware.

Como fazer a Manutenção do Computador

Então lá vou eu, abrir o computador e tentar descobrir como resolver o problema.

Desconecta daqui, reconecta dali e nada, não é nenhum problema de mau contato ou no cabeamento. Também não sinto nenhum cheiro de queimado.

Pronto, acaba aqui meu conhecimento, não sei mais o que checar. Uma pessoa normal desistiria de uma vez, colocaria o computador no carro rumo à assistência técnica mais próxima. Mas não eu!!!

Peguei o notebook de minha irmã e fui pesquisar na Internet como aprender sobre conserto de computadores e depois de um dia de pesquisa acabei comprando um curso de manutenção de computadores.

De tão animado, e louco para conseguir arrumar meu computador, acabei fazendo o curso todo em 4 dias, perdi um fim de semana todo, mas tudo bem, o que importa é que agora sei o que fazer.

E eu Consegui!!!

E não é que o curso me ajudou a encontrar o problema?! Depois de ver bem os sintomas acabei descobrindo a causa do problema. Meu HD não estava funcionando bem, não conseguia ler bem os dados e por isso travava no meio da execução. Era nele também o barulho que estava ouvindo.

Sabendo a causa do problema foi apenas pesquisar e comprar um HD novo, comprei no site da Kabum, esperar chegar e fazer toda a instalação novamente e problema resolvido, finalmente.

Passei 2 semanas sem computador devido à minha teimosia, mas no final aprendi como arrumar o computador sozinho. Além disso ainda posso fazer um freelance de assistência técnica.

No fim de tudo, a saga valeu a pena, nada como aprender algo novo e conseguir se virar com meu próprio computador, pois é claro que problemas vão acontecer novamente, mas agora eu manjo tudo de manutenção de computadores. =)

Como última dica, dá uma olhada nesse mini-curso, bem interessante pois ensina o básico:


Warning: Missing argument 1 for cwppos_show_review(), called in /home/pixel596/public_html/wp-content/themes/flat/content-single.php on line 29 and defined in /home/pixel596/public_html/wp-content/plugins/wp-product-review/includes/legacy.php on line 18