A Metodologia Agile e o Framework Scrum

Recentemente tive que realizar um trabalho de faculdade sobre um assunto que acabou me interessante muito: O desenvolvimento ágil de software particularmente através do Scrum.

Esse é um assunto que está muito em alta na área, no Brasil e no Mundo, e tem sido cada vez mais adotado pelas empresas e times de desenvolvimento.

O Manifesto Agile

Tudo começou quando um grupo de importantes desenvolvedores de software reuniram e aprimoraram diversos conceitos de metodologias ágeis, que já existiam mas estavam muito “espalhadas”. Criaram então o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, que passou então a ser muito difundido pelas comunidades de desenvolvimento ao redor do mundo.

O Manifesto e seus princípios foram criados com base em 4 valores essenciais:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Os Frameworks de Desenvolvimento Ágil

Com base nesses valores e princípios, surgiram então diversos frameworks de desenvolvimento, que buscavam transformar os conceitos em práticas e ações efetivas.

Entre eles podemos citar:

  • Extreme Programming (XP)
  • Lean Development
  • OpenUP
  • RUP
  • Feature-Driven Development (FDD)
  • Scrum

De todos esses, hoje o mais difundido e utilizado é o Framework Scrum.

Metodologia Scrum

O site Wikipedia define como:

“O Scrum é um framework de desenvolvimento iterativo e incremental utilizado no gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software ágil. Scrum possui seu foco no gerenciamento e projeto da organização onde é difícil planejar à frente. Mecanismos do Controle de Processo Empírico, onde ciclos de feedback constituem o núcleo da técnica de gerenciamento que são usadas em oposição ao tradicional gerenciamento de comando e controle. É uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza.”

Fato é que o uso de Scrum é cada vez mais comum por empresas e profissionais de projeto e desenvolvimento de software. Muitos profissionais têm buscado obter certificações na área, além de procurar bom um bom curso de scrum para agregar o currículo.

O Resultado do Trabalho

Bom, o resultado final do trabalho foi bem mais complexo que esse texto, quem se interessar é só me mandar uma mensagem que compartilho. O Scrum define uma série de papéis, responsabilidades e processos muito interessantes, que realmente tornam o desenvolvimento de software um trabalho bem mais dinâmico e adaptável, bem diferente do que ocorre com a gestão normal de projetos com base no PMI.

Caso o assunto tenha interessado, recomendo as fontes abaixo:

http://metodologiaagil.com

http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

https://www.scrumalliance.org/why-scrum

 

Um abraço, e até a próxima.


Warning: Missing argument 1 for cwppos_show_review(), called in /home/pixel596/public_html/wp-content/themes/flat/content-single.php on line 29 and defined in /home/pixel596/public_html/wp-content/plugins/wp-product-review/includes/legacy.php on line 18